De banca de revistas a grupo de restaurantes: a marca Entre Amigos é sinônimo de sucesso no Recife

Empreendedorismo, simpatia e um ingrediente tipicamente nordestino, a carne de bode, compõem a receita que completa 23 anos sem perder o ponto

Em 2017, a marca completa 23 anos de atuação no cenário gastronômico da capital pernambucana. Com a abertura do Entre Amigos Praia, em 2013, a empresa passou a se denominar grupo e hoje possui três restaurantes: o primeiro em Boa Viagem, o segundo no Espinheiro e o terceiro no Pina.  Os sócios fazem questão de oferecer, em todas as suas unidades, além da qualidade na comida, ambientes confortáveis e um atendimento diferenciado. Inclusive, a presença deles é constante no dia a dia das casas. Para se dividirem na gestão, o negócio já está passando de pai para filho, como é o caso de Eduardo e Suellen Farias, que administram os restaurantes do Espinheiro e o Praia, e são filhos de Roberto Farias e Joana Darc.

Em Boa Viagem, a antiga banca de revistas ainda existe, mas foi incorporada a um projeto arquitetônico moderno, no lugar que já passou por algumas reformas desde que virou restaurante. A casa, agora, possui 700 lugares, divididos entre ambientes térreos e no primeiro andar. No cardápio, desde receitas diferentes com o caprino a opções de pratos com massas, carnes, frutos do mar e sushibar.  No Espinheiro, o restaurante inaugurado há 14 anos ocupa um casarão da década de 30, com capacidade para 600 lugares, ambientes ao ar livre e climatizados, além de parque infantil e uma garrafeira com mais de 100 rótulos de vinhos e espumantes. Já o mais recente Entre Amigos Praia  traz uma proposta diferenciada em relação às outras duas casas. Os ingredientes principais de suas receitas vêm do mar, que inclusive, é paisagem para quem senta na varanda do restaurante.

É do público que vem a resposta para o sucesso do grupo. São clientes de vários perfis: executivos, gente jovem ou mais madura, famílias, amigos, casais. Locais ou turistas. Artistas. Políticos. Onde está a marca do Entre Amigos, há pessoas que já viraram frequentadores assíduos, fãs, admiradores, seja dos pratos, seja da casa, seja da história do restaurante. E o empresário Raimundo Dantas, juntamente com seus outros sócios, recebe a todos com a mesma simpatia, simplicidade e atenção dos tempos em que ainda era garçom.

Para comemorar seus 23 anos, o grupo deu uma repaginada nos petiscos das unidades de Boa Viagem e Espinheiro, criando um cardápio exclusivo para eles. E para fechar o almoço ou o jantar com um “grand finale”, novas sobremesas foram incorporadas ao menu. Ao todo, 19 novos pratos foram criados, sendo nove deles com a assinatura do Chef convidado Mateus Cavalcanti. São eles: o Fondue Sertanejo, a Parrilla Rústica, o Drumet de Frango Picante, o Nachos Assados com Guacamole, o Kafta de Cordeiro e Hortelã, o Tartar de Salmão com Guacamole (sendo servido apenas na unidade Boa Viagem, o Matuto Escondidnho, a Empada Fit de Batata Doce com Frango Caprese e o Guioza do Sertão.

Além dos pratos do consultor, a casa também privilegiou a experiência do dia a dia da cozinha do restaurante e trouxe novidades vindas das mãos de quem já conhece bem de perto o gosto do público do Entre Amigos, o Chef residente Valdenor Constantino. Este preferiu fazer releituras dos petiscos já tradicionais e prediletos entre os clientes. São eles: Picanha na Chapa com Legumes Grelhados, Lascas de bacalhau confitado no azeite, azeitona preta e batata rústica, Linguiças artesanais, Camarão recheado com queijo do reino, Brandade de bacalhau.

À frente das novas sobremesas está a Chef Ana Luiza Lopes, que buscou ingredientes regionais e inspiração internacional para montar os doces. Por isso, os clientes das unidades de Boa Viagem e Espinheiro  poderão escolher entre as novidades: Petit Gateau de Banana com Sorvete de Tapioca, Cheesecake na Taça,  Churros com Bruleé de doce de leite e Sorvete ou Cocada de Forno com Sorvete de Tapioca, além das guloseimas já existentes no cardápio.