Entre Amigos inova nos petiscos em cardápio exclusivo

Reconhecido por uma culinária tradicional, farta e de muita qualidade, o restaurante Entre Amigos é referência na gastronomia pernambucana há mais de duas décadas. Dos preparos com a carne caprina às combinações com outros ingredientes regionais, a casa está sempre buscando agradar a todos os gostos e, por isso, durante muito tempo manteve um cardápio de petiscos inalterado, porque a grande maioria deles já eram os queridinhos dos clientes fiéis do restaurante. Mas, como tudo passa por uma renovação, o paladar e os hábitos de consumo das pessoas também podem mudar. E foi pensando nesse cenário que o grupo resolveu inovar nas receitas das comidinhas ideias para acompanhar o Chopp ou a cerveja gelada, compartilhados entre as conversas e os momentos dos amigos.

Dessa forma, as unidades do Entre Amigos de Boa Viagem e do Espinheiro ganharam um roteiro exclusivo de novos petiscos, além de conservarem as “estrelas” da casa nessa categoria, no cardápio antigo. Para montar as novas receitas, os sócios da casa contaram com a experiência e a criatividade do Chef residente, Valdenor Constantino, além da consultoria de Matheus Cavalcanti, Chef à frente da GastroClupePE, empresa com foco em orientação gastronômica para restaurantes, eventos, personal chef e food stile.

Ao todo, 19 novos pratos foram criados, sendo nove deles com a assinatura de Matheus Cavalcanti. São eles: o Fondue Sertanejo, a Parrilla Rústica, o Drumet de Frango Picante, o Nachos Assados com Guacamole, o Kafta de Cordeiro e Hortelã, o Tartar de Salmão com Guacamole (sendo servido apenas na unidade Boa Viagem), o Matuto Escondidnho, a Empada Fit de Batata Doce com Frango Caprese e o Guioza do Sertão.

De acordo com o consultor da GastroClubePE, a inspiração para criação dos pratos veio da sua sensibilidade e experiência como publicitário, ao analisar o mercado, a percepção do consumidor e a necessidade dele. “Atentei para onde as pessoas estão saindo e o que estão buscando. Peguei o que já existia dos ingredientes regionais e fiz uma releitura, inovando dentro do desejo do consumidor e causando uma curiosidade nele em algumas situações, como no petisco Matuto Escondidinho. O Fondue Sertanejo também é outra criação que tem tudo a ver com a casa, utilizei muito da cultura pernambucana. Procurei dar ênfase à questão do sertanejo e do sertão. Do bairrismo e de valorizar o que é daqui”, explica Matheus. E complementa: também busquei influências internacionais, como nas composições do Kafta, dos Nachos e do Tartar. “A ideia é valorizar as pessoas que vão para o bar mais do que para beber e comer qualquer coisa. São clientes que estão em dias diferentes, com vontades diferentes, mas querem compartilhar o momento com seus amigos e ao mesmo tempo, satisfazerem suas particularidades no paladar”, conclui o consultor.

Além dos pratos do Chef convidado, a casa também privilegiou a experiência do dia a dia da cozinha do restaurante e trouxe novidades vindas das mãos de quem já conhece bem de perto o gosto do público do Entre Amigos, o Chef residente Valdenor Constantino. Este preferiu fazer releituras dos petiscos já tradicionais e prediletos entre os clientes. As novas receitas são a Picanha na Chapa com Legumes Grelhados; as Lascas de Bacalhau Confitado no Azeite, com azeitona preta e batata rústica; as Linguiças Artesanais; o Camarão Recheado com Queijo do Reino; o Brandade de Bacalhau; e a Costela Suína Empanada.